O projeto de iluminação é responsável por ressaltar a beleza e detalhes da decoração, ao mesmo tempo que traz personalidade e torna os ambientes funcionais. Neste post trazemos 8 tendências em iluminação para 2019. Inspire-se!
1 – Fitas de Led
As fitas de led vieram para ficar e contam com diversos modelos e tonalidades de iluminação. As composições com fitas de led na decoração deixam o ambiente moderno e sofisticado. São várias as tonalidades e temperaturas.
Outra grande vantagem das fitas de led são a praticidade. Como possuem dimensão reduzida é fácil aplicá-las em prateleiras, armários, painéis, nichos, cabeceiras e onde a criatividade permitir. Além disso, são super econômicas.
2 – Automação
As chamadas Smart Homes (casas inteligentes) os residentes podem controlar diversos aparelhos e dispositivos da casa com uma espécie de controle remoto ou mesmo pelo celular. A iluminação faz parte deste conceito de automação e muitas residências já estão aderindo à tendência que, além de ser pratica e moderna, também traz inúmeras vantagens como maior economia e também segurança para os residentes.
Por meio de sensores as luzes podem acender e apagar automaticamente, evitando assim gastos desnecessários de energia em situações onde esquecemos de desligar a luz, por exemplo.
Andar pela casa passa a ser mais seguro, especialmente para pessoas idosas, que muitas vezes tem dificuldades para chegar ao interruptor e acender a luz. Por meio de sensores as luzes acendem automaticamente.
Fonte: http://www.smartouch.com.br
3 – Rasgos de luz
Rasgos de luz são aberturas no gesso, geralmente na forma de faixas, e por onde instalam-se as luminárias embutidas, gerando um efeito de “rasgo de luz” no teto e paredes. Além de modernas, deixam o ambiente mais clean e também conferem mais liberdade para os projetos de iluminação.
4 – Iluminação focada
Quando queremos destacar algum objeto decorativo, revestimento ou ambiente. Na foto abaixo a iluminação focada direciona a luz para os quadros acima da bancada e para as telas dos gráficos logo a frente da mesa de reunião.
5 – Tendência industrial
Você conhece o estilo industrial na decoração? São aqueles detalhes que remetem aos galpões e fábricas, como encanamentos e conduítes aparentes, estruturas e fios expostos, paredes de tijolos, etc. O projeto de iluminação também pode seguir esta tendência. Os trilhos elétricos e pendentes em preto fosco são exemplos interessantes.
6 – Alternando a “temperatura”
A alteração no tom da iluminação entre cores frias e quentes confere diferentes percepções de “temperatura” do ambiente. Isso acontece pela nossa percepção de aumento ou diminuição da profundidade e também da influência que as cores tem sobre nós.
7 – Luminárias assimétricas e com orientações diferentes
Quer fugir um pouco de tudo que é tradicional e desafiar até mesmo o que há de mais moderno? Que tal dar um toque ousado com luminárias super criativas, assimétricas e com lâmpadas apontando para orientações diferentes?
8 – Abuse da criatividade nos pendentes
Pendentes nunca saem de moda e cada vez mais estão invadindo o espaço de luminárias tradicionais. Nas fotos abaixo, o uso de pendentes na sala de jantar trouxeram harmonia e modernidade, criando uma atmosfera agradável, moderna e sofisticada.
Comments