top of page
ebo-0054_20180816144703.jpg
Foto do escritorGiseli Koraicho

Saiba quais são as medidas de cada tipo de cama e qual escolher

Acertar nessa escolha pode contribuir para uma melhor noite de sono e, consequentemente, saúde e bom humor


A escolha da cama deve considerar as necessidades pessoais do morador, sua estatura e massa física e o espaço disponível no ambiente — Foto: Unsplash / Deconovo / Creative Commons


Mais que um dos segredos para o bom humor, ter uma boa noite de sono nos traz disposição e saúde, daí a importância de tratar o tema com o cuidado que merece.


Um dos fatores que têm influência direta na qualidade do sono é a escolha da cama e do colchão. É importante estar atento às medidas corretas, considerando a altura e o peso de quem vai usá-los e também as características do ambiente em que esse leito estará.



Medidas das camas de solteiro, twin, viúva, casal, queen e king


No Brasil, existem medidas padrão para cada tipo de cama, apesar de poderem variar ligeiramente conforme o fabricante. De maneira geral, as dimensões são as seguintes:


  • Cama de solteiro: 0,88 m x 1,88 m

  • Cama twin: 0,96 m x 2,03 m

  • Cama de solteiro king: 1 m x 2 m

  • Cama viúva: 1,28 m x 1,88 m

  • Cama de casal padrão: 1,38 m x 1,88 m

  • Cama de casal queen: 1,58 m x 1,98 m

  • Cama de casal king: 1,86 m x 1,98 m

  • Cama de casal super king: 1,93 m x 2,03 m

  • Cama de casal super king size: 1,93 m x 2,03 m


"Há empresas que fazem colchões sob medida. Isso porque, às vezes, o quarto não possui tanta largura, mas tem bastante comprimento (ou vice-versa). Assim, a empresa pode fabricar um colchão personalizado para essas situações", diz a arquiteta Cristiane Schiavoni


No Brasil, as camas costumam seguir um padrão de dimensões, mas pode haver ligeiras variações entre os fabricantes — Foto: Pexels / Monica Silvestre / Creative Commons



Qual cama escolher?


A escolha da cama deve ser orientada pelo uso indicado àquele perfil, considerando necessidades individuais do morador e a sua estatura e massa física.


"O cliente deve considerar que camas de solteiro são mais adequadas para quartos de solteiros ou crianças. Além disso, camas de casal padrão são ideais para cônjuges que desejam um espaço compartilhado, mas têm um quarto com espaço limitado", pontua Giseli Koraicho, designer de interiores do Infinity Spaces (@infinityspacesarqdesign).


Já as camas queen ou king são mais adequadas para casais que desejam mais espaço para dormir confortavelmente.


Camas de casal de tamanho padrão servem a cônjuges que desejam compartilhar o espaço, mas contam com pequenas metragens no ambiente — Foto: Unsplash / Sincerely Media / Creative Commons


Outro importante aspecto a ser considerado é o espaço disponível no quarto – afinal, um dormitório pequeno pode não acomodar uma cama king size sem comprometer a circulação no ambiente. A propósito, o projeto deve contar com ao menos 60 cm livres em volta do colchão para tornar confortáveis a circulação e o acesso.


E, claro, é preciso pensar em quantas pessoas dormirão naquele quarto. Uma cama de viúva, por exemplo, seria pequena para um casal.



Outras dicas


Caso o morador decida transformar um antigo quarto de hóspedes em um de casal, pode unir duas camas de solteiro — Foto: Unsplash / Masaaki Komori / Creative Commons


A arquiteta Bruna Bittencourt (@brunabittencourt.arquiteta) acrescenta que, ultimamente, tem aprendido muito com um colega que desenvolve colchões e camas de altíssimo rendimento: "A melhor cama e colchão são os que moldam o seu corpo. É muito importante provar os colchões antes de comprar, e investir no sono é investir em autocuidado", diz.


Giseli, por sua vez, inclui como dica extra que, se possível, o morador deve inserir uma mesa de apoio entre as camas de solteiro de um quarto de visitas. "Se, após algum tempo, for o desejo dos moradores de transformá-lo em um quarto de casal, é possível unir essas camas", afirma.


Por fim, Cristiane lembra da questão da altura da cama, tão importante quanto os outros fatores. "Isso interfere na questão de proporção do espaço. Muitas vezes há uma metragem pequena onde é colocado um leito diminuto, mas muito alto, o que resulta em um ambiente absolutamente desproporcional. É preciso ter atenção a esses detalhes", finaliza.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page