top of page
ebo-0054_20180816144703.jpg

Reforma ou retrofit? Entenda as diferenças antes de renovar o imóvel

Designer de interiores à frente de grandes projetos residenciais, comerciais e corporativos, Giseli Koraicho demonstra como os dois conceitos podem ser empregados nas edificações, atendendo assertivamente as expectativas dos proprietários Na busca pela modernização ou revitalização em seus espaços, inevitavelmente residências e estabelecimentos comerciais acabam passando por processos de reformas.


Cada vez mais, imóveis e condomínios residenciais estão buscando por modernização e revitalização em seus espaços. De acordo com a designer de interiores Giseli Koraicho, os clientes sempre a procuram com dúvidas sobre a necessidade da realização de reformas | Projeto: Infinity Spaces Arquitetura e Interiores | Foto: Eder


Na busca pela modernização ou revitalização em seus espaços, inevitavelmente residências e estabelecimentos comerciais acabam passando por processos de reformas. Mas será que em todos os casos é necessário promover grandes intervenções? De acordo com a designer de interiores, Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces Arquitetura e Interiores, em muitas situações o retrofit entra como a resposta certeira para entregar a renovação aguardada para os imóveis.


“Pela tradução literal da palavra, o retrofit entrega um conceito de ‘colocar o antigo em boa forma’. Assim, ele entra no sentido de renovação, mas sempre mantendo as características originais da edificação”, explica a profissional. Ainda de acordo com ela, a reforma adentra um contexto de reconstrução, resolvendo questões ruins, inadequadas, da necessidade de reparos ou de realizar um novo projeto. “Tanto um, como o outro, visa aumentar o conforto e a funcionalidade do local, proporcionando bem-estar para as pessoas, sejam colaboradores, moradores ou visitantes”, complementa.


Planejamento é fundamental

Segundo a designer de interiores Giseli Koraicho, o retrofit também está ligado à sustentabilidade, não somente pela reciclagem e reutilização de materiais, mas também pela possibilidade de utilizar materiais sustentáveis | Projeto: Infinity Spaces Arquitetura e Interiores | Foto: Dotta Photo


Um dos aspectos que conectam reforma e retrofit diz respeito a importância do planejamento, que requer um estudo detalhado de como ficará o projeto final da obra. Assim, a equipe de trabalho é capaz de compreender melhor quais são os elementos prioritários para estrutura e acabamentos.


Nessa conjuntura, um bom planejamento também coopera para estabelecer os cuidados a serem envolvidos durante a criação do projeto e, após a análise completa, o cliente pode avaliar qual das duas opções – retrofit ou reforma – faz mais sentido dentro de suas expectativas. “Nós dois casos, existe a possibilidade surgirem imprevistos por se tratar de construções serem antigas. Porém, se a obra não for bem analisada, o caminho pode ser surpreendido por custos inesperados”, alerta a designer de interiores.


Eis a dúvida: reforma ou retrofit?

De acordo com a designer de interiores Giseli Koraicho, uma das principais diferenças entre retrofit e reforma diz respeito às prioridades elencadas em cada processo. No caso do retrofit, a proposta é manter as características originais do projeto, enquanto a reforma dá a liberdade de alterar o estilo do local | Projeto: Infinity Spaces Arquitetura e Interiores || Foto: Dotta Photo


Com características diferentes, os dois serviços são contratados em situações específicas. Para a especialista, a reforma se traduz como a melhor solução quando o imóvel não atende o uso e precisa de alterações significativas para melhorar o aspecto estreito e estrutural do imóvel. “Por esse olhar, é permitido a descaracterização do local, sem o compromisso de manter o padrão original”, detalha Giseli. Por outro lado, o retrofit é empregado em casos de modernização e ajustes nos ambientes, onde uma nova identidade para o imóvel é concebida, mas sem alterar as características originais por completo.


Vantagens do retrofit em relação à reforma

O retrofit inspira a modernização dos espaços, renovando o bem-estar para moradores e usuários da edificação | Projeto: Infinity Spaces Arquitetura e Interiores | Foto: JP Image


Além de atualizar os ambientes, o retrofit valoriza os imóveis e garante maior integração e funcionalidade. Além disso, possibilita a realização de instalações atualizadas para melhorar a estética do local e proporcionar conforto. A possibilidade de não deixar o imóvel inutilizado por muito tempo, por conta da flexibilidade e rapidez de projeto, é uma outra vantagem, segundo Giseli. “O custo-benefício também é muito vantajoso, haja vista o retrofit gera uma economia de até 40% do valor por m², pois ao invés de troca de materiais, trabalha-se a melhoria dos mesmos”, detalha.


Tipos de retrofit

O retrofit não fica preso apenas a construções comerciais ou edifícios. Esse conceito nunca esteve tão em alta como nos últimos anos | Projeto: Infinity Spaces Arquitetura e Interiores| Foto: divulgação


Assim como na reforma, o retrofit pode ser empregado nos acabamentos, substituição e renovação na parte elétrica e hidráulica, bem como na revitalização de fachadas de prédios e residências. Pensando em um viés financeiro, o retrofit em um imóvel faz todo sentido tanto para moradores, quanto investidores do segmento imobiliário. “Sem dúvidas, é um benefício que produz bons retornos para quem mora na residência ou aqueles que buscam retorno financeiro, pois ao melhorar a estrutura e a estética, o imóvel ganha em valorização”, finaliza Giseli.


Sobre a Infinity Spaces Arquitetura e Interiores

Designer de interiores formada pela Panamericana de Arte e Design, Giseli Koraicho comanda a Infinity Spaces, que tem como principal meta transformar sonhos em realidade.


Presente há mais de cinco anos no mercado residencial, comercial e corporativo, Giseli conta com uma equipe gabaritada de arquitetos e designers de interiores no desenvolvimento de projetos que buscam tratar cada cliente como único e superar as expectativas. “Nada melhor do que entregar um trabalho e constatar que o morador se sente acolhido pelos ambientes e reconhece sua personalidade em todos os espaços”, afirma.


Em seu portfólio corporativo, Giseli reúne grandes empresas do mercado de escritórios, como a Infinity Officing Network (HQ Global Workplaces), para as quais cria projetos com ambientes personalizados, infraestrutura completa e espaços totalmente flexíveis.


Infinity Spaces Arquitetura e Interiores

Designer de Interiores Giseli Koraicho

(11) 3736-8600


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page