Isaloni 2018: Confira as novidades da Semana de Design Milão

Atualizado: 21 de out. de 2021

A designer Giseli Koraicho esteve em Milão durante a Semana de Design e trouxe algumas novidades  do Isaloni 2018. O evento, que é considerado a maior feira do gênero no mundo, ocorre anualmente em Milão e já alcançou sua 57ª edição.

Giseli Koraicho - Isaloni 2018

O Isaloni é dividido em dois: 1 – Salone del Mobile (Salone) e 2 – Fuorisalone. O Salone é o principal espaço e foi onde tudo começou, no início da década de 60. Com o passar dos anos o evento evoluiu e passou a ocupar espaços no entorno do Salone (espaços satélites) e também se espalhou por toda a cidade de Milão. Todas essas exposições fora do Salone principal constituem o chamado “Fuorisalone” (Fora do Salão).

Dois bairros em Milão merecem destaque no Fuorisalone: Brera e Tortona. Especialmente  o bairro de Brera, em Milão, traduz o espírito da cidade durante a Semana de Design. Diversas lojas, galerias e exposições transbordam criatividade e trazem o melhor da arte e do design.

São muitas novidades! Abaixo algumas fotos e vídeos. Ao final do artigo destacamos alguns designers brasileiros que fizeram sucesso por lá.

Poltrona Frau e a tradição em couro

A Poltrona Frau mais uma vez inova no Salone del Mobile com seus acabamentos e detalhes em couro. São quase 100 tonalidades diferentes, fruto da combinação entre muita pesquisa e a vasta experiência que a marca possui no tratamento e beneficiamento do couro. O resultado é um equilíbrio perfeito entre a matéria natural e o tratamento da superfície durante a fase de acabamento. Ao longo do tempo, o couro dos móveis e acessórios da Poltrona Frau torna-se ainda mais elegante. Tudo feito para adornar e combinar tanto com estilos clássicos como com designs contemporâneos.

Isaloni 2018 - Poltrona Frau
Salone del Mobile 2018 - Poltrona Frau

O destaque fica para a chaise-longue Byron (foto abaixo), concebida por Jean-Marie Massaud, com estrutura de metal e madeira prensada para garantir leveza e estabilidade. A sofisticação e o conforto devem-se, mais uma vez, ao couro que reveste a peça.

Chaise-Longue Byron

Chaise-longue Byron concebida por Jean-Marie Massaud , com estrutura de metal e madeira prensada para garantir leveza e estabilidade.


Smeg e Dolce & Gabbana – Coleção “Sicily is my love”

A Smeg, famosa marca italiana de eletrodomésticos, inovou trazendo um pouco das cores e atmosfera do sul da Itália para nossa casa! Que tal ter na sua cozinha eletrodomésticos concebidos pelos renomados designers Domenico Dolce and Stefano Gabbana?! É isso mesmo! A coleção “Frigorifero d’Arte”, lançada em 2016, voltou com tudo no Salone Del Mobile 2018. Ela acabou por inspirar outra coleção entre os parceiros: a “Sicily is my love”, lançada em abril do ano passado. Domenico Dolce e Stefano Gabbana decoraram a coleção de grandes e pequenos utensílios de cozinha com duas categorias de estampas. A primeira, predominando o vermelho e o laranja, foi inspirada em temas tradicionais da Sicília; A segunda, em azul e branco, retrata o Monte Etna e as ruínas do templo grego de Castor e Pollux.

Smeg e Dolce & Gabbana - Sicily is my love

Automobili Lamborghini & Riva 1920 – Authentic Living

Que tal decorar sua casa ou escritório com peças que levam a marca Lamborghini?! A coleção Authentic Living é fruto da parceria entre a Automobili Lamborghini e a Riva 1920, concebidas pelo renomado designer Karim Rashid.

Automobili Lamborghini - Authentic Living

Pet Friendly Decor – Isaloni 2018

Mesa com espaço abaixo para os queridos de estimação!! Coleção 2018 Me & Meow inova com um conceito pet friendly trazendo os bichinhos para mais perto e dividindo os mesmos ambientes. Demais, não? Assista o vídeo abaixo para entender melhor:

Decoração para quem tem animais de estimação

Pet Friendly Decor
Coleção Me Meow - Isaloni 2018

TMItalia

TMItalia ousando no Isaloni 2018 com revestimentos em limestone no acabamento das portas! A coleção também abusa do mármore, metais e madeira. A marca italiana ainda inova com portas em madeira “riscada” (pequenos frisos), conferindo um aspecto moderno e sofisticado ao ambiente.

TMItalia Milão
TMItalia Salone del Mobile
TMItalia Isaloni 2018
TMItalia

Fendi Cucine Isaloni 2018

Fendi Cucine mais uma vez destacando-se com as novas coleções para o Isaloni 2018! A marca harmoniza materiais clássicos e modernos, com destaque para madeira, mármore e laca. Materiais metálicos também estão em evidência, especialmente o bronze.

Fendi Cucine Isaloni 2018
Fendi Cucine
Fendi Cucine Isaloni
Fendi - Semana de Design Milão
Fendi - Salone del Mobile Milano

Roche Bobois – Isaloni 2018

Composição perfeita neste ambiente concebido pela Roche Bobois no Isaloni 20118! Mais uma vez a sobreposição de tapetes ganha destaque na decoração. Harmonização sofisticada de diferentes materiais e revestimentos. Luminárias metalizadas, madeira, couro e boucle!

Roche Bobois
Roche Bobois Salone del Mobile
Roche Bobois - Semana de Design Milão

Zaha Hadid

Destaques da CITCO Zaha Hadid Collection 2018:

Zaha Hadid - Semana de Design Milão
Zaha Hadid Isaloni
Citco Zaha Hadid - Salone del Mobile

Porada

A velha regra de que os criados mudos devem ser idênticos de cada lado da cama já não vigora há algum tempo. A  marca Porada fez questão de quebrar a regra mais uma vez no Salone del Mobile 2018. Nesta decoração de quarto de casal, o criado mudo do lado direito harmoniza com um jogo de mesas do lado esquerdo, tudo com muito bom gosto e funcionalidade.

Porada - Criado Mudo

Moooi

A marca holandesa Moooi retorna mais uma vez para apresentar sua nova coleção, chamada “A Life Extraordinary!

Um dos destaques foi a Perch Light, do designer Umut Yamac. O que pode ser mais cativante e poético do que um pássaro em um galho, cantando e celebrando a vida. A coleção Perch Light Family traz lâmpadas esculturais abstratas, concebidas em papel dobrado e poleiros de latão. Realmente uma concepção maravilhosa de equilíbrio, movimento e vida que trazem luz ao ambiente de uma forma graciosa e elegante. A Moooi surpreendeu com três coleções que nos levam a explorar a extraordinária diversidade que o “belo” pode ter em todas as suas formas: 1- Mooi Trough the Eyes of Megan Grehl, 2 – Mooi Through the Eyes of Concrete André 3 – The Museum of Extinct Animals. Veja o vídeo e fotos:

Moooi
Moooi Car Lights
Moooi Luminárias
Moooi Via Tortona
Perch Lights Moooi

IQOS by Philip Morris

O IQOS, dispositivo da Philip Morris International que aquece o tabaco sem precisar queimá-lo, apresenta o projeto IQOS WORLD. O designer Karim Rashid é o artista envolvido que projetou uma instalação específica em Tortona, Milão (Fuorisalone): o centro do trabalho é a escultura Konverse que representa os perfis estilizados de duas faces, uma metáfora de um entusiasmo ideal sobre o futuro. A empresa reafirma, com este projeto, a sua ligação com o design na ideia de construir um futuro diferente, capaz de melhorar a vida dos fumantes.

Projeto IQOs Philip Morris - Karim Rashid

Misuraemme

A Misuraemme inova com nichos revestidos em tecno-marmore.

Nichos Decorados - Isaloni 2018 - Misuraemmme
Semana de Design Milão 2018 - Misuraemme
Tecnomarmore - Misuraemme

Brasileiros em destaque no Isaloni 2018


Maurício D’Avila

Parabéns designer Maurício D’Avila Geocerâmica pela linda concepção em luminárias!

Maurício D'avila e Giseli Koraicho
Geocerâmica - Salone del Mobile 2018
Maurício D'Avila - Geocerâmica


Path Brazil

Parabéns Paths Brazil pela criatividade e design!

Path Brazil


Gisela Simas – Peças em Cortiça

A designer brasileira Gisela Simas, responsável pelo studio Original Practical Design, concebeu para a Semana de Design Milão peças duas peças incríveis feitas em cortiça: uma mesa e um candeeiro. A inspiração surgiu quando a designer reparou nas turbinas de um Boeing 737-800. A ideia é transmitir a sensação de movimento contínuo. Para Gisela Simas, a utilização da cortiça tem um significado especial, já que é algo inusitado, natural e com um colorido interessante.

Designers Gisela Simas e Giseli Koraicho

Mesa de café Dora – Inspiradas na turbina de um Boeing



Marcelo Rosenbaum

Coleção “Escamas” de Marcelo Rosenbaum ganhou o Prêmio Casa Vogue. A coleção faz uma homenagem aos peixes brasileiros, com três modelos que possuem textura orgânica, modular, e se repetem para formar um só tecido. Todas as peças têm quatro opções de cores em tons de cinza. A ideia é proporcionar infinitas composições, seja por meio da mescla cromática, da criação de novos padrões ou pela possibilidade de novos acabamentos, como aplicação de tintas. Pode ser utilizado tanto em áreas internas como externas.

Coleção Escamas - Marcelo Rosenbaum
Giseli Koraicho e Marcelo Rosenbaum

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo