Hall de entrada: Dicas de decoração

Atualizado: 21 de out. de 2021

O hall de entrada é o primeiro espaço a ser visto na decoração da residência e é, portanto, um cartão de visitas que informará o que poderá ser encontrado no restante dos cômodos. Por este motivo, a decoração do hall de entrada deve seguir preferencialmente o mesmo estilo e personalidade aplicados em toda decoração. É importante que o espaço imprima uma primeira boa impressão, transmitindo uma sensação agradável  e convidativa, harmonizando beleza e aconchego.

Hall de Entrada Decoração

Decoração para hall de entrada residencial

O espaço deve estar em sintonia com os demais elementos empregados na decoração da casa, para assim passar uma ideia de continuidade e se integrar de forma natural com o restante do ambiente. Confira a seguir algumas dicas valiosas para incrementar e deixar mais bonita a decoração do hall de entrada residencial.

Cores ideais para um hall de entrada

As cores neutras, formadas basicamente pelo preto, branco e cinza trazem elegância e são atemporais, agradando os principais estilos e gostos. Já as cores quentes como, por exemplo, amarelo, laranja, vermelho e tons terrosos podem ser empregados em outros objetos da decoração, como em luminárias e cabideiros, para complementar as cores neutras, trazendo vida, receptividade e alegria ao espaço, além de refletir a personalidade dos moradores.

Móveis para hall de entrada

Antes de ser bonito e trazer estilo, o hall de entrada precisa ser funcional e livre de obstáculos, favorecendo a circulação. Por isso, se o espaço comportar, é interessante investir em aparadores, bancos, espelhos, esculturas, quadros e itens de design diferenciados que são ótimas apostas para serem consideradas na decoração, com o intuito de trazer uma atmosfera mais contemporânea ao espaço. Vale a pena ainda investir em objetos como livros, revistas e vasos de flores que garantem um charme a mais ao hall de entrada.

Aparadores para hall de entrada e espelhos

Os aparadores são peças chave na decoração do hall de entrada, ditando o estilo escolhido no espaço e acomodando acessórios e enfeites que incrementam o decor. Na maioria das vezes o uso de espelhos em composição com o aparador trazem sofisticação e funcionalidade, já que o hall é um lugar onde sempre paramos para conferir o visual antes. Em alguns casos, o espelho serve como artifício decorativo para trazer sensação de amplitude ao ambiente, no caso de halls de entrada pequenos.

Aparadores com espelho para Hall de entrada

Na imagem acima, o correto posicionamento do espelho destaca a decoração moderna deste apartamento em Sunny Isles Beach, Flórida, além de trazer profundidade e distribuir a iluminação natural vinda das janelas na face contrária. Na foto abaixo, o mesmo hall traz um painel vazado atuando como divisória entre a entrada e a sala de estar. Além de serem decorativos, as divisórias e painéis vazados atuam ampliando a ventilação e distribuindo melhor a luz natural.

Divisória na decoração

A imagem abaixo traz um hall de entrada de residência de luxo no bairro de Brickell, Miami. A decoração harmoniza clássico e moderno.

Espelho Hall de Entrada

Abaixo aparador com espelho em entrada moderna em residência em Aphaville, São Paulo.

Aparador Entrada Moderna
Aparadores para hall de entrada

Iluminação ideal para hall de entrada

A escolha de uma iluminação adequada e convidativa contribui com a atratividade, conforto e elegância do ambiente, complementando os demais itens da decoração. A iluminação mais clara garante maior amplitude ao espaço, principalmente em halls pequenos, já o uso de luzes amarelas e suaves transmitem uma agradável sensação de conforto, acolhimento e receptividade. As luzes indiretas de luminárias ou embutidas em nichos e teto de gesso também são escolhas inteligentes para incrementar a decoração. Os lustres certamente conferem um charme ao espaço e por isso, precisam seguir o estilo adotado na decoração. Outra aposta interessante que já é tendência nesse tipo de projeto de decoração é o aproveitamento e integração da luz natural, proveniente de janelas ou portas, para compor a iluminação do hall, garantindo maior aconchego, bem estar e economia.

Papel de parede para decoração de hall de entrada

O uso de papel de parede confere um visual criativo e moderno para o hall de entrada, permitindo “brincar” com os demais elementos que compõe a decoração, e, por isso, deve estar em sintonia com os outros objetos utilizados, como espelho, aparador e quadros, por exemplo. Existe uma infinidade de estampas de papéis, como as florais, formas geométricas modernas, listrados clássicos e muitos outros modelos que certamente dão um toque de bom gosto e tornam o espaço ainda mais agradável e bonito. É importante se atentar na estampa escolhida, se a mesma não sobrecarrega o visual do hall de entrada, fazendo com que ofusque os demais elementos da decoração do ambiente, por isso, o uso do bom senso é fundamental.

Funcionalidade para hall de entrada

O hall de entrada precisa ser funcional antes de ser belo, por isso, o ideal é que a estética e função caminhem juntas para garantir uma boa receptividade de quem chega, trazendo toques de bem estar e acolhimento, priorizando a livre circulação na entrada da residência. Desta forma, é importante verificar se a decoração desejada não está comprometendo a finalidade do espaço, e os elementos escolhidos tenham utilidades e funções bem definidas.

Ideias de decoração para hall de entrada pequeno

Mesmo espaços compactos podem ser valorizados com toques de criatividade para se montar um belíssimo hall de entrada, principalmente em apartamentos pequenos. O importante é saber selecionar as peças certas sem exagerar na quantidade para que não fique com muita informação e comprometa a circulação do local. O uso de cores claras e espelhos ajudam a aumentar a amplitude do espaço, e nem sempre o hall vai comportar um aparador, por isso, invista na decoração da parede e escolha objetos que são facilmente transportados, como, por exemplo, porta revistas ou quadros pequenos, que certamente valorizam o ambiente e não atrapalham a circulação.

Ideias de decoração para hall de entrada grande

As casas e apartamentos grandes disponibilizam geralmente um espaço maior para o hall de entrada, assim, é possível ousar na decoração, incluindo mais móveis e objetos, como, por exemplo, bancos, aparadores, cadeiras, espelhos e lustres maiores, além de outros elementos que valorizam o espaço. Porém, é fundamental que haja harmonia na composição para não sobrecarregar o visual com muita informação e o espaço perder sua finalidade principal que é de ser um espaço de boas vindas, receptivo e acolhedor.

As possibilidades de decoração dos halls de entrada são infinitas e devem seguir a personalidade dos moradores, aliadas com o espaço disponível, funcionalidade do local e bom senso, para que a decoração seja ao mesmo tempo bonita, acolhedora, funcional e capaz de cumprir com o principal objetivo do local que é dar as boas vindas a quem chega.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo