top of page
ebo-0054_20180816144703.jpg

Especialista dá dicas para montar um minibar em casa

Segundo Giseli Koraicho, o espaço não serve só para apreciar bebidas, também é bom para reunir amigos.

Uma tática é usar móvel planejado para organizar itens  Foto: Dotta/Divulgação


Para quem gosta de reunir os amigos e celebrar momentos especiais, ter um bar em casa está no topo da lista de desejos. Afinal, agrupar copos, taças, bebidas e acessórios num só local facilita a vida do anfitrião e estimula a proximidade com os convidados.


Na decoração, é possível adotar um móvel especialmente planejado para cumprir essa função ou organizar todos os apetrechos necessários numa peça já existente. Basta usar a

criatividade.


“Sugiro que o minibar fique na área social da casa, porque é o melhor local para acomodar os amigos com conforto”, afirma a designer de interiores Giseli Koraicho.



Por onde começar?


A primeira providência é listar quais necessidades serão atendidas pelo espaço e a quantidade de itens que deverão ser acomodados ali. Com base nessas informações, é possível desenvolver o projeto, que vai levar em conta se existe muito ou pouco espaço para o minibar e qual o estilo mais adequado para compor com o restante do décor.


Definir a localização ideal envolve analisar a disposição dos demais elementos da área social.


“Um ponto importante é observar se existe incidência de luz natural, pois o calor e a claridade podem degradar algumas bebidas, principalmente o vinho. A minha dica é evitar áreas próximas de janelas ou providenciar uma barreira contra o sol, que pode ser um móvel, uma divisória ou cortinas”, alerta Giseli.



A escolha do mobiliário


Definir quais peças irão fazer parte do ambiente depende do espaço disponível e de como vocêprefere organizá-lo. Caso a área seja compacta, uma boa alternativa é utilizar móveis quedesempenham múltiplas funções, como aparador, carrinho de chá, estante e rack.


É possível aproveitar algo que você já tenha em casa e apenas liberar uma parte da superfíciepara o minibar ou pesquisar um modelo que melhor se adapte à situação – uma vez que asopções no mercado são inúmeras. Outra estratégia possível é recorrer ao mobiliário planejado.


“Um projeto feito sob medida permite a personalização de tamanhos, formatos e acabamentos.Elementos como prateleiras, nichos, painéis, suportes e bandejas também podem incrementara composição e ajudam a deixar o ambiente arrumado”.



Coerência visual


O estilo do minibar deve estar alinhado com o restante da decoração e, de preferência, seguira mesma paleta de materiais e cores. Se a linguagem predominante for clássica, essa atmosfera deve orientar a escolha de objetos e acessórios. Vale o mesmo raciocínio caso o ambiente seja moderno, despojado, rústico etc.


Esse cantinho também pode se transformar num local de expressão da personalidade dos moradores por meio de espelhos, esculturas e placas temáticas, entre outras possibilidades. Como se trata de um espaço descontraído e informal, usar itens que tragam identidade cai muito bem.


Giseli recomenda apostar em utensílios com formas atraentes, por ajudarem a decorar. Procure dosadores, coqueteleiras, bailarinas, saca-rolhas, facas, pilões, peneiras e tábuas de corte que sejam visualmente interessantes.


“Bebidas em embalagens raras, copos com design elaborado e taças de cristal grandes, que chamem a atenção, também são ótimos objetos para manter à mostra”, aconselha. A profissional acrescenta que, nesse ambiente, prefere trabalhar com tons quentes, materiais de toque acolhedor, como a madeira, e iluminação pontual, o que resulta num projeto de caráter sofisticado.



Praticidade


Além de esteticamente agradável, o minibar precisa cumprir a função de facilitar o preparo dos drinques e evitar que o anfitrião tenha que se deslocar pela casa em busca de garrafas ecopos. Por isso, não custa repetir que, no projeto, deve-se se preocupar em concentrar tudo o que for necessário no mesmo lugar e ainda oferecer uma superfície de trabalho livre para atividades como cortar frutas e dosar diferentes bebidas.


“Lembre-se de calcular bem as áreas de armazenamento. Garrafas, taças, copos e utensílios ocupam espaço”. Considere também que nem tudo precisa ficar à mostra. Deixar o que é bonito à vista e guardar miudezas atrás de portas e dentro de gavetas ajuda a manter a área em ordem e com um aspecto clean. Por fim, pesquise quais são os acessórios indispensáveis para um barman exibir suas habilidades (há listas na internet), como coqueteleiras, dosadores e baldes de gelo.


Matéria de A TRIBUNA em jan/2023


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page