A cabeceira de cama é um dos itens que mais chama a atenção no quarto. Vários fatores influenciam na decisão como: dimensão do quarto, altura do pé-direito, tipo (fixa ou livre), material de revestimento, entre outros.
Especialmente na decoração de quarto de casal, a cabeceira forma com a cama o conjunto central do ambiente e, por isso mesmo, precisa ser muito bem escolhida. Neste post trazemos dicas e fotos para ajudar a escolher a cabeceira de cama ideal.
Usabilidade da cabeceira de cama
O primeiro fator a levar em consideração é a usabilidade da cabeceira de cama. Se a escolha seguir fatores meramente estéticos, as opções são inúmeras. Já se o fator conforto for uma condicionante, então os modelos de cabeceira estofados são os mais recomendados. A altura da cabeceira também deve ser bem analisada, já que ela servirá de recosto. Também é importante considerar a praticidade do material de revestimento, já que, com o tempo ela pode manchar ou desgastar.
Cabeceira de cama Fixa ou Livre
A cama de casal pode ser adquirida já com a cabeceira, o que acaba sendo mais barato e prático. A vantagem é que não há erro de harmonização entre o material da cama e a cabeceira e nem erros de medidas. Contudo, esta opção traz seus fatores limitantes. Além de menos opções de cabeceiras para escolher (terá que escolher a que vier com a cama) também será necessário trocar a cama no futuro, caso queira mudar a cabeceira.
Estas limitações não existem nas opções de cama tipo box, que são vendidas sem a cabeceira. Nesta situação as cabeceiras são livres e o número de opções é maior. É necessário, no entanto, harmonizar material, revestimento e dimensões. Abordaremos estes assuntos nos próximos tópicos.
Dimensões da cabeceira de cama
O fator mais importante é o conforto! Como já mencionado, a altura da cabeceira deve permitir que as pessoas possam se recostar confortavelmente para ler um livro, usar o tablet ou assistir televisão. Pessoas mais altas podem exigir cabeceiras maiores. Já uma criança, por exemplo, não.
Também é importante acompanhar as tendências. O estilo clássico sempre trouxe cabeceiras mais altas e com a mesma largura da cama. Já a decoração moderna trouxe conceitos diferentes. Cabeceiras com largura maior que a da cama trazem sofisticação ao ambiente. Ao mesmo tempo, alturas baixas e horizontais trazem um aspecto mais moderno e contemporâneo.
Cabeceira cama casal branca tamanho King Size – Nesta decoração a cabeceira estofada baixa trouxe modernidade ao ambiente.
Outro fator importante é o impacto visual. A cabeceira pode conferir ao quarto um efeito visual maior ou menor dependendo de suas dimensões. Da mesma forma que o efeito de listas verticais ou horizontais nas roupas que vestimos (aparentando ser mais ou menos gordo(a)), as cabeceiras também causam esta ilusão no tamanho do quarto. Nos próximos tópicos analisamos os diversos tamanhos de quarto e as dimensões recomendadas.
Cabeceira de cama para quartos estreitos
São quartos com pouco espaço de sobra nas laterais da cama. Geralmente a cama ocupa quase toda a parede. Em ambientes estreitos o correto dimensionamento da cabeceira pode causar um impacto de amplitude. Para isso ela deve ser baixa e larga, preferencialmente de ponta a ponta na parede.
Em ambientes extremamente pequenos, a cor da cabeceira deve ser a mesma (ou muito parecida) com a da parede atrás. Isso minimiza o efeito da linha divisória que a cabeceira fará na parede, causando o efeito contrário (pé-direito baixo). Na foto abaixo apresentamos um exemplo de quarto estreito com o correto dimensionamento da cabeceira de cama. Veja que a largura da cabeceira cobre toda a parede e a altura é baixa (30 – 40 cm a cima do travesseiro). É suficiente para que a pessoa se recoste e ainda causa um efeito de amplitude na parede, que é maximizado pelos módulos retangulares ao invés dos tradicionais quadrados. Perceba que cabeceira e parede possuem o mesmo tom de cor.
Cabeceira estofada baixa e com largura de ponta a ponta cria sensação de quarto maior. Cor no mesmo tom da parede camufla a divisória que a cabeceira cria, minimizando o impacto de pé-direito baixo. Módulos retangulares, ao invés do tradicional quadrado, valorizam a largura da cabeceira.
Pé-direito baixo
Em situações onde o quarto possui uma largura razoável, porém o pé-direito é muito baixo, uma opção é colocar cabeceiras bem altas ou mesmo até o teto. Da mesma forma que cabeceiras baixas e longas causam efeito de quarto mais largo, as cabeceiras altas também causarão efeito de quarto mais alto. Contudo, o bom senso é bem vindo. Cabeceiras até o teto geralmente são opções mais ousadas e requerem cuidado especial.
Cabeceira de cama para quartos médios ou grandes
Em quartos médios ou grandes dimensionar a cabeceira é mais fácil, pois há espaço razoável nas laterais e o pé-direito é de tamanho padrão. Geralmente estes ambientes referem-se ao quarto de casal. Nestas situações a regra é ter uma cabeceira na altura até o meio da parede ou ligeiramente mais baixa. Já a largura pode ser a da própria cama com sobras de 30 a 40 cm dos lados (passando a cama em 30 ou 40 cm). A cor da cabeceira pode ser no mesmo tom da parede ou não.
Se o espaço permitir, a largura da cabeceira pode envolver os criados-mudos. Na foto abaixo a decoração do quarto de casal optou por envolver os dois criados-mudos, trazendo sofisticação e elegância ao ambiente.
Já em um ambiente muito largo, a cabeceira curta e alta pode trazer sensação de proporcionalidade ao quarto. Em situações onde o pé-direito é muito alto, cabeceiras baixas também trazem mais uniformidade.
Material e revestimento para cabeceiras de cama
São três características principais a serem consideradas na escolha do revestimento/material: conforto, praticidade e estética.
O fator conforto pede cabeceiras acolchoadas ou estofadas. As cabeceiras em módulos quadrados ou retangulares são tendência e deixam o ambiente elegante. A vantagem deste tipo de cabeceira é que podem ser feitas sob medida. Em quartos pequenos, os módulos retangulares “alongam” a parede causando sensação de amplitude. Ainda é possível brincar com as dimensões dos módulos e mesclar quadrados com retângulos, como na foto abaixo.
No que diz respeito à praticidade e facilidade de limpeza a madeira e o couro são os revestimentos e materiais mais recomendados. Há também diversas opções de tecidos laváveis que podem ser considerados. Contudo, tanto o couro como a madeira trazem alguns pequenos inconvenientes.
Como tudo em decoração, o ambiente deve estar em harmonia. Neste sentido, a cabeceira de cama deve compor com o restante do quarto, principalmente com a parede onde ela estará instalada. Não é recomendável misturar muita informação. Por exemplo, caso a parede tenha um papel de parede com estampado ou mais texturizado, a cabeceira pode ser em tom liso e mais neutra.
A cabeceira de madeira (foto acima) foi a escolhida para a casa de praia em São Pedro, Guarujá. A madeira conciliou rusticidade e modernidade, preservando o tema praiano na decoração.
Mais fotos de modelos de cabeceiras para inspirar
Comentarios