Arquitetura Corporativa: Tendências e desafios

Atualizado: 21 de out. de 2021

A arquitetura corporativa evolui e a todo momento enfrenta novos desafios. As organizações valorizam cada vez mais o bem-estar dos funcionários. A nova dinâmica de trabalho está eliminando divisórias e construindo espaços amplos e abertos. As cores estão mais presentes. A descontração é bem-vida. Sustentabilidade é obrigação. E como levar em consideração todas essas tendências e, ao mesmo tempo, manter a funcionalidade do ambiente de trabalho? É um desafio para os arquitetos e designers de interiores. Neste artigo trazemos as principais tendências, dicas e ideias para ambientes corporativos que incentivam a produtividade, criatividade e bem-estar.

Decoração de Escritórios - Arquitetura Corporativa

Arquitetura Corporativa: Preservando a identidade

O fator mais importante a ser analisado na concepção de um projeto corporativo, antes de todos, é a identidade da organização/escritório. Da mesma forma que em projetos residencias, onde o perfil e estilo de vida dos moradores são analisados, o mesmo deve ser feito na decoração e arquitetura corporativa. Qual a identidade da empresa? Como transportar isso para o campo visual? A cultura, tradições e valores estarão expressos nos diversos móveis, ambientes e cores? Essas são algumas das perguntas a serem feitas antes de iniciar qualquer projeto corporativo.

Comenta-se muito, por exemplo, sobre os escritórios modernos e super descontraídos das grandes empresas do Vale do Silício, nos EUA, como Google e Facebook. Muitas organizações seguiram a tendência e até inovaram, disponibilizando áreas para seus funcionários com videogames, mesas de jogos, etc. Os resultados, na maioria das vezes, são positivos. O grande desafio é implementar essas ideias dentro de uma identidade organizacional. Tendências não precisam ser seguidas ao pé da letra. Deve-se prevalecer o bom senso, sempre.

Trabalho Colaborativo - Arquitetura Corporativa

Um toque de “lar”

Não faz muito tempo a decoração e arquitetura corporativa destoava completamente daquela adotada em ambientes residenciais. É claro que as diferenças ainda são muitas, porém, cada vez mais, os estilos se confundem. Por que não trazer para o trabalho a sensação de aconchego e descontração de um lar? Afinal, é nas empresas onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo.

Mais do que distribuir objetos pessoais pela mesa de trabalho, o “toque do lar” na decoração do escritório pode estar presente nas cores, móveis, revestimentos, etc. Cada vez mais usam-se dispositivos portáteis em detrimento de desktops com grandes CPUs. Isso permite maior flexibilidade para planejar o ambiente de trabalho, que passa a permitir espaços alternativos como pufes, sofás, bancadas compartilhadas, etc.

Alguns ambientes na empresa podem receber esse estilo de forma um pouco mais significativa. É o caso das salas de espera, uma sala de reunião mais acolhedora, ou mesmo o cantinho do café, por exemplo, onde a ideia é justamente fazer uma pausa para abstrair da rotina do trabalho.

Decoração de Escritório
Arquitetura Corporativa

Áreas comuns para descontrair

Aquele “cantinho” do café, conforme mencionamos, sempre existiu. É lá onde as pessoas fazem uma pausa do trabalho, relaxam e até aproveitam para bater um papo com os colegas. Esse cantinho evoluiu. Agora são espaços amplos, com diversas opções de café, máquinas com fichas para selecionar refrigerantes e salgados, microondas, etc. Como já mencionamos no início deste artigo, em algumas empresas existem até salas de jogos, com mesas de sinuca, mesas de pebolim e videogames.

Esses ambientes ajudam a amenizar o stress da rotina do trabalho e renovar as energias. Com isso as pessoas voltam à atividade com a mente mais saudável, estimulando a produtividade e criatividade. O fato de ser uma área comum também promove o encontro entre colegas, unindo a equipe e fortalecendo o trabalho colaborativo.

É importante compreender, entretanto, que cada empresa tem uma cultura e estilo de trabalho. Ninguém precisa montar um salão de jogos na empresa, como também não é produtivo manter apenas um bule de café para quem quiser, escondido num canto.

Decoração de Escritório
Ambiente Colaborativo Arquitetura Corporativa

Fonte: http://strongproject.com


Escritório do Google em Zurich

Escritório do Google – Fonte: officesnapshots.com @evolution-design


Trabalho Colaborativo

A nova dinâmica de trabalho requer layouts de escritórios que favoreçam o livre fluxo das informações. Salas fechadas, paredes e separações estão cedendo lugar a ambientes abertos e espaços amplos, que incentivam a colaboração e livre comunicação entre as pessoas. Funcionários mais conectados fortalecem o espírito de equipe e e comprometimento. A arquitetura corporativa deve prever essas tendências nos projetos e colocar a decoração para trabalhar a favor da produtividade.

Obviamente que, por mais aberto que seja o espaço, salas isoladas e com privacidade são necessárias. Para não quebrar a continuidade dos escritórios e sensação de amplitude, uma boa alternativa para divisórias e salas mais isoladas é adotar a parede de vidro na decoração. Elas trazem transparência, requinte e, por serem transparentes, preservam a percepção de espaço aberto.

Trabalho colaborativo

Fonte: clearchoiceos.com


Design para escritórios modernos

Fonte: haworth.com


Coloque as cores para “trabalhar”

É inegável que as cores agem no psicológico e no comportamento das pessoas. Elas alteram a forma como percebemos a luminosidade, provocando estímulos que podem acalmar, agitar, animar, deprimir, entre outros. Desta forma, no ambiente de trabalho, é fundamental saber usar as cores a favor da produtividade, criatividade e bem estar dos funcionários.

Ambientes de trabalho colaborativo

Fonte: officesnapshots.com @lpa-inc


Cores: Arquitetura para Empresas

Recepção Coworking Infinity – Alphaville


Escritório da Unilever - Áreas comuns

Área comum do escritório da Unilever em Zurich – Fonte: officesnapshots.com @Evolution-Design


Sustentabilidade Corporativa

Contribuir para a sustentabilidade do planeta é obrigação de todos. Na arquitetura corporativa não poderia ser diferente. As empresas exercem um impacto considerável sobre o meio ambiente e o estilo de vida dos cidadãos. Adotar medidas sustentáveis na decoração do escritório e do ambiente corporativo é, além de tudo, um exemplo para todos que lá trabalham, fornecedores e clientes.

Decoração Sustentável - Plantas no Escritório

As plantas e jardins contribuem para amenizar o calor. Dependendo do tamanho e planejamento do espaço economiza-se energia com menos uso de ar-condicionado. A foto ilustra decoração verde do escritório do banco Credit Suisse projeto do Escritório Evolution-Design.


A sustentabilidade em projetos corporativos pode ser valorizada de diversas formas. As opções de materiais ecológicos disponíveis no mercado hoje são inúmeras, como revestimentos sustentáveis, madeiras de reflorestamento, tintas ecológicas, etc.

Reutilizar materiais que seriam descartados também faz parte do estilo sustentável na arquitetura corporativa. Móveis antigos podem ser revitalizados e reaproveitados. A madeira de demolição também é outro exemplo interessante. Além de estar super em alta, a madeira de demolição pode ser empregada em pisos, móveis, bancadas, colunas, etc.

Os jardins também devem ser explorados, tanto em áreas externas como internas. Já comentamos neste blog sobre a importância dos jardins verticais na decoração. Além de visualmente muito bonitos, o jardim vertical, ou parede verde como também é chamado, serve de isolante térmico e acústico. As novas tecnologias para painéis com folhagens permitem a fácil manutenção das plantas. Trazer o verde natural para dentro do escritório traz vida e vai ao encontro da nova tendência sustentável da arquitetura corporativa.

Decoração Sustentável

Frases de motivação – Arquitetura Corporativa

Por que não estimular positivamente o ambiente com frases de efeito? Tem tudo a ver com ambiente corporativo. As frases motivacionais em quadros e paredes também são tendência em ambientes residenciais. Citações, frases, palavras, ditados…qualquer coisa vale para levantar a auto-estima, manter o foco no trabalho, descontrair, enfim…deixar o ambiente mais agradável e com um toque de personalidade.

Frases para decorar paredes de escritorio

Fonte: etsy.com @HomeArtStickers



#arquiteturacorporativa #decoraçãodeescritório

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo